sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Visto K1 sem misterio


Muitos foram os pedidos para que eu escrevesse um resumo do processo k1 com uma linguagem simples. Espero explicar de forma clara.


O visto de não imigrante K1 e K2 (para os filhos menores de 21 anos) é o visto que permite o cidadão americano pedir para o cidadao brasileiro (no nosso caso) entrada nos Estados Unidos para se casar.


Quem faz o pedido de visto de noivo (Visto de Fiancé) é o cidadão ou cidadã americano.

Ou seja o processo terá inicio nos Estados Unidos.


O cidadão ou cidadã americano juntará a documentação necessária e enviará ao escritorio do USCIS da região (jurisdição) onde reside.


Os dois devem ser livres, ou seja, solteiros,viuvos ou divorciados e ter como provar isso.

Devem tambem se conhecer a pelo menos dois anos antes do pedido de Visto K1.

Para provar isso é preciso enviar copias ou originais de correspondencia, contas de telefone, bilhetes de passagem aereas etc.


Deve haver pelo menos um encontro entre o casal antes do pedido, exceto em alguns casos em que a religião não permite.


Quando o pedido é aprovado, o USCIS envia o dossier (a pasta com os documentos) dessa pessoa, para o consulado americano no Brasil, que será em breve chamado para uma entrevista no Rio de Janeiro. Essa entrevista tem por objetivo conferir os dados do processo e raramente reprova. A menos que haja situações não claras no processo.


Os noivos terão um prazo de 90 dias para se casarem depois da entrada nos US. Se isso não acontecer, perde seu status legal e fica sujeito a deportação.


Depois do casamento terão que fazer o Ajuste de Status. Na lei atual, a 90 dias da conclusão de 2 anos como um residente condicional, uma aplicação para a remoção do status condicional e a conversão de residencia permanente deverá ser pedida.








Tipos de Vistos Americanos


Vistos temporarios ou Non-immigrant visas.




Vistos de Imigrantes ou Immigrant Visas, dão direito a residencia permanente.