domingo, 31 de agosto de 2008

Vida de Imigrante


Quem acompanha meu blog pessoal sabe tudo que tenho vivido desde que cheguei ao US.


Mas algumas meninas da imigracao us pediram para eu fazer um resumo para quem nao leu, rs


Haja resumo, porque tenho vivido tao intensamente que as vezes fica dificil contar.




Quando olho para esses dois meses que estou aqui mal acredito que sejam apenas so dois meses! Ja vivi e aprendi tanto nesses dois meses que tenho a impressao de que sao dois anos!


A imigracao que acontece por causa de casamentos é sem duvida uma das mais intensas.


Nunca fui imigrante antes, mas vivi por alguns anos na Europa, o que poderia chamar de imigracao temporaria. Como fiquei tres ou quatro anos sem voltar ao Brasil, conheci algumas das principais caracteristicas da vida de imigrante, a perda de contato com a historia do país, o desenraizamento, a sensaçao de nao fazer mais parte de lugar nenhum! Mas o desafio era sem duvida menor! Eu precisava me adaptar ao país, o que já um grande desafio. Entretanto como imigrante com visto de noiva, o desafio é duplo, precisamos nos adaptar tambem a uma pessoa de cultura diferente, a vida de casada num contexto diferente. Daí vem essa sensaçao de ter vivido dois anos e nao dois meses! :)




Aqui nos US vivo o dilema da integracao (que confesso que no Sul é aparentemente mais facil, ainda é cedo para tirar conclusoes, mas tenho sido bem recebida onde chego aqui) vejo que sao duas as tendencias, integrar-se ou isolar-se.


Trabalhei muitos anos preparando grupos de imigracao para o Canada e estudando a politica de imigracao desse pais percebi que eles encorajam fortemente o recem chegado a integrar-se em sua propria comunidade de origem. Isso é bastante compreensível porque o isolamento e a solidao em uma cultura estranha pode levar a depressao e ao retorno.


A imigracao Canadense é um pouco diferente da imigracao de outros países por se tratar de uma imigracao desejada. O Canada precisa de imigrantes e tenta educar seu povo a receber bem o imigrante. Mas esse receber é relativo, porque nao há uma mistura real com esse imigrante.


Se ele nao tiver sua prorpria comunidade, ele vai ficar isolado.


Isso ocorre em praticamente todos os paises, e aqui nao escapa a regra. No entanto, para muitos de nos nem existe uma comunidade brasileira onde passamos a morar. Para outros o isolamento em um 'gueto' cultural tambem nao é atraente!




Por outro lado, a imigracao + casamento, tem uma lado integrador, temos um companheiro, muitas vezes o apoio dos amigos e familia do marido o que tambem facilita muito as coisas. Se por um lado temos um desafio muito maior, por outro tambem temos um suporte muito grande que é de imensa ajuda nesse processo.


Para voce ter uma ideia nao me via como imigrante ate o meu primeiro dia de aula (semana passada). Foi aí que caiu a ficha, quando a professora começou a falar sobre a vida de imigrante!


Não havia me visto como imigrante até então, mesmo sabendo que era, mas para nós fica muito mais em evidencia o fato de estarmos nos casando por isso ainda nao havia me visto ainda como um imigrante...




continua

13 comentários:

Anônimo disse...

Oooi Mirian! Tudo bem???
Eu cheguei bem, gracas a Deus! Agora estou passando pela fase de adaptacao... Eh meio dificil no comeco, neh?
Mas Deus tem me dado forca e assim a gente segue em frente! rs
Como vc esta? O que tem feito de bom???
Super beijo e um otimo sabado!

Anônimo disse...

oooooooooooooi!tudo bem?eu tb estou com saudades de vc e das nossas aulas!eu estou gostando do canada sim e mt legal e eu estou falando o frances mais ou menos mas to falando bem!
saudades!

carol

Anônimo disse...

Muito interessante ler suas impressoes sobre a nova vida! deixar seu pais e um grande desafio e como tudo na vida tem vantagens e desvantagens. continue postando please :)

Mírian Mondon disse...

Bruna,
desejo tudo de bom na sua nova vida e que sua adaptacao seja agradavel!

Passei seu comentário para cá porque fica mais facil de responder a todos.

beijos

Marcis disse...

Oi Mirian,tudo bem?
Bem nunca tive sorte,pois já tentei meu visto de turista 5 vezes,então viajei para o Mexico e cruzei a fronteira e fui deportada depois de seis dias q estive na prisão de San Diego,isso faz sete anos já,agora estou dando entrada no visto K1,tenho um relacionamento de 10 anos e tenho como provar,será que eles podem negar meu visto depois de tudo que já passei?!

Anônimo disse...

OI MIrian..tudo bem ///
Meu namorado e brasileiro e se tornou cidadao americano agora,,,sera que podemos pedir o K1 agora,,,,ou temos que esperar que ele tenha mais tempo de cidadania???
Obrigado .
Fabia

Anônimo disse...

OI Mirian Tudo bem.
Meu namorado brasileiro se tornou cidadao americano agora,,sera que ja posso pedir o k1 ,,ou tenho que esperar ele ter mais tempo de cidadania.
Obrigado Renata

Anônimo disse...

oi

Mirian Mondon disse...

Carolzinha,
Nao acredito que não vi seu post, fico hiper feliz que tenha me encontrado aqui e mais ainda de saber que esta gostando do Canada.

Amei o Canada, tenho certeza de que voce vai curtir muitoooo!

beijos e saudades

Mirian Mondon disse...

Uau Marcia,

que historia dificil a sua. lamento demais ter deixado voce sem resposta.

Deportação deve ser algo dificilimo de ser vivido, e se voce ainda que voltar, sem duvida deve amar muito seu companheiro.

Creio que seu caso é um dos mais dificeis que já tomei conhecimento.
Seria muito interessante se voltasse para nos contar o que aconteceu com voces.

abraços,
Mirian

Mirian Mondon disse...

Ola Fabia,

Seu namorado sendo cidadão americano, tem o direito de fazer o processo sem problemas.

Abraços,
Mirian

Mirian Mondon disse...

Ola Renata,

Vejo que seu caso é o mesmo da Fabia, então não se preocupe, se ele se tornou cidadão americano jã goza dos privilegios de cidadao.

abraços,
Mirian

Lean Hirtle disse...

Restaurar sua casa e relacionamento com a ajuda deste grande homem Dr Goodluck de (goodluck05spellcaster@gmail.com)

Minha namorada e eu estamos entrando em pequenos argumentos que se intensificam. muitos dos quais são minha culpa, mas nunca pensei que perderia porque estamos apaixonados. Ela me disse semanas atrás que ela me ama, mas ela fez. que as lutas continuam a machucá-la demais. Eu não posso acreditar que eu a machuquei assim e amaria nada mais do que outra chance de provar a ela e a mim mesma que eu vou cortar minhas inseguranças que eu trouxe para esse relacionamento. Não foi até que eu perdi que meus olhos realmente se abriram no que eu estava fazendo. Eu pedi outra chance e ela disse que não pode fazer isso agora. Eu perguntei se ela rompeu com a minha para sempre e ela disse que não sabe o que vai acontecer no caminho, mas agora ela precisa de espaço. Estou perdido, confuso, de coração partido. Eu sinto que é tudo minha culpa e eu não quero perdê-la, tudo o que ela me disse foi que o relacionamento acabou, ela me bloqueou no whatsapp. Eu não entrei em contato. ela me libera. Eu ainda não tinha contato, ela me bloqueou novamente. 1 semana sem contato. Ela vai voltar? nós estávamos muito perto. ela pode não ser a garota mais bonita. mas eu a amo. agora eu implorei para ela me considerar, mas ela escutou, ela saiu e eu fiquei frustrada, eu comecei a procurar por ajuda e respostas, então eu ouvi sobre um homem que pode lançar um feitiço para lembrá-la de todas as coisas que passamos juntos e mostrar Quanto ela me amou no começo eu estava com medo, então decidi tentar, e ainda não posso acreditar que apenas 17 horas depois daquele grande homem, o Dr. Goodluck de goodluck05spellcaster@gmail.com lançou o feitiço que meu ex-namorado chamado E implorando por também me machucando e prometendo nunca me deixar Foi um sonho que passou e eu prometo a mim mesmo nunca machucá-la novamente E tudo graças a você Papai no goodluck05spellcaster@gmail.com Por tudo que você ajuda eu juro que você é um grande bênção na terra. Qualquer pessoa que enfrente algum tipo de problema de relacionamento, cura para doença, loteria ETC, não posso dizer o contato com esse grande homem e ele vai te ajudar a resolver seu problema de qualquer espécie. Eu sou um testemunho vivo de seus poderes, não hesite em enviar o email
Para o seu email ... Goodluck05spellcaster@gmail.com
Ligue ou Whats-app dele: +2347038374420
website: http: //drgoodluck.simplesite.com


(1) CÂNCER
(2) ALARGAMENTO DO PÊNIS
(3) HIV e AIDS
(4) INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO
(5) VOCÊ QUER SEU EX VOLTAR OU QUER PARAR DE DIVORAR OU SALVAR SEU RELACIONAMENTO, VOCÊ PODE AJUDÁ-LO TAMBÉM
(6) IMPOTÊNCIA
(7) BARENESS / INFERTILIDADE
(8) DIARREIA
(9) ASMA
(10) DIABETES
(11) HERPS
(12) SE VOCÊ PRECISA PROMOVER NO TRABALHO, ELE TAMBÉM PODE AJUDAR
(13) draw spell para ganhar loteria E.T.C